Quando entrei para a igreja do Vim

Criado em: 27/04/2013

O título do post foi baseado em um comentário do amigo Argentino enquanto conversavamos no Gtalk ele me perguntou por que eu tinha entrado para igreja do Vim.

Por que o Vim?

Já há algum tempo tenho vontade de aprender, de verdade, um editor de texto, antes do Vim utilizava o Textmate mas não usava quase nenhuma de suas funcionalidades. E segui a seguinte lógica, se fosse para aprender um editor de texto iria aprender o Vim.

Recentemente assisti uns PeepCode com Aaron Patterson, Corey Haines e Ben Orenstein e todos utilizavam o Vim, além de uns amigos como o Pedro, VP e o próprio Argentino. O que só me motivou mais e decidi botar o plano em prática.

Por onde começar

Vou relatar aqui o que usei/tenho usado para o aprendizado.

.vimrc

Caso escolha seguir o caminho de usar o Vim, irá saber que o .vimrc é um dos seus arquivos de configuração para o Vim. Deixo aqui o link para o gist da primeira versão do meu .vimrc foi baseado no do PeepCode, no entanto removi bastante coisa que não sabia para que servia, queria tentar manter o mais simples até começar a adicionar plugins e etc. Recomendo usar esta versão para quem está começando já que ele exibe os numeros das linhas, tem syntax highlight etc. Quando foi escrito este post o meu .vimrc estava assim usando o Vundle e alguns plugins.

Por hora estou usando apenas o gist, pois ainda estou adicionando os plugins conforme a necessidade surge, mas quem sabe algum dia use um repo para isso.

Caso queira dar uma olhada em como o pessoal tem configurado o vim, deixo aqui uns repos que andei observando também:

RSpec: Crie especificações executáveis em Ruby
Aprimore as suas habilidades enquanto escreve testes com o meu livro RSpec: Crie especificações executáveis em Ruby

Comentários

Comentários powered by Disqus