Por que você deve ir ao HDC 2013

Criado em: 26/09/2013

Para quem não sabe, sou autodidata nunca sequer comecei uma faculdade. Mas nesse caminho sentia falta de feedback de saber se estou trilhando o caminho certo, se o que eu faço está certo e o que pode melhorar. Um modo que achei para resolver isso foi participar de eventos de tecnologia, fazer cursos com gente da área que confio, participar dos eventos da comunidade de Software Livre aqui do Rio de Janeiro e por fim trabalhar na HE:labs uma empresa que apoia tudo isso <3 pois assim sempre estaria cercado de gente boa e que ama o que faz.

Sei que nem todos que trabalham com TI gostam, para estes simplesmente recomendo que vá procurar outra coisa, fazer o que não gosta deve ser horrivel, ainda mais que deve estar pelo menos 8h por dia nisso, na boa faça outra coisa =)

Mas para os que gostam recomendo muito ir ao evento, pois terá bastante gente legal palestrando além de bastante gente para se conversar fora das palestras.

Venha para o evento com o pensamento de se divertir, aprender e conhecer pessoas. Sabe aquele cara que você conhece que avassala provavelmente ele estára aqui no evento vem dizer isso para ele, com certeza o cara ficará feliz.

Conheci muita gente foda nesse caminho como o Henrique Bastos, Mergulhão, Rafael Lima, Tapajós, Nando entre muitos outros nomes que você deve conhecer. Já trocamos ideias, almoçamos e fomos para o Bar =)

Então venha para o evento com o intuito de conhecer pessoas, é sempre legal ouvir a opinião dos outros.

Mas não venha com pensamentos de conhecer pessoas por interesse de vagas, projetos ou algo assim, venha conhecer a pessoa pelo seu trabalho se rolar algo assim bom, mas não venha com este pensamento. Venha com o pensamento de se divertir.

Para você ter uma ideia de como quando gostamos do que fazemos não vemos como trabalho. Eu estou de férias no momento em que escrevo este post, além disso nas férias eu fiz a minha página pessoal, refiz o design desse blog, to fazendo minha palestra para o evento, to aprendendo elixir e contribui em projetos open source.

Para fechar deixo aqui um relato meu de 11 abril 2010 da minha experiência quando comecei conhecer a galera das comunidades de Software Livre aqui do Rio.

To postando aqui pois lá no grupo a mensagem não apareceu.

Seguindo conselho do Henrique Bastos vou escrever aqui como foi a minha experiência com o pessoal do Pyhton Rio.

Resolvi ir ao EDTED em março de 2010, tive que ir sozinho pois onde trabalho ninguém foi e como todos são focados em design provavelmente não assistiríamos as mesmas palestras. Chegando ao evento havia palestras que estavam em áreas de maior destaque para mais de 200 pessoas, no entanto achei que seria mais interessante o minicurso de DJANGO pois afinal era 2:30 contra as palestras de 1:00. Fui em uma área ao fundo do evento e perguntei o que seria ali e se eles eram o pessoal do #horaextra. E me responderam que seriam um Dojo e que sim eles eram o pessoal do #horaextra, conhecia o dojo apenas pela internet, devido a ocorrer a noite e eu morar longe de tudo fica complicado para eu ir, mais pretendo ir. Perguntei quem iria palestrar sobre DJANGO foi quando o Henrique falou que seria ele e me mostrou a sala onde ocorreria a palestra. A palestra rolou bem legal em um clima descontraído, nada de só porque o Henrique palestrava ele ter um ar de superioridade ele era como todos nos ali afinal todos queríamos aprender. Após a palestra fomos todos nos almoçar juntos e voltamos em seguida para as lighting talks, clima também descontraído e palestras curtas. Por volta das quatro e pouco prefiri vir embora afinal já havia acabado as lighting talks, vi um pouco do dojo mais devido a hora preferi vir embora. Me despedi do Henrique e perguntei a ele como aprender DJANGO primeiro aprendo Python? E ele me deu um cartão e falou para eu aparecer em um dos encontros. Não havia ido em nenhum encontro até ontem, pois como já falei eles são a noite eu moro longe, ontem fui no Forkin’rio na casa do Bernardo, aprendi e me diverti bastante mesmo sem ter feito exercícios, pois meu pc estava ruim. Resumindo depois de ter me alongado muito, valeu mais a pena ver uma palestra “humana” para 30 pessoas do que uma para mais de 200 em que provavelmente o conteúdo se perderia e seria muito superficial. Então é isso quem quiser se juntar ao grupo vale muito a pena devido a amizade e de aprender todos juntos, e se morar longe tenta aparecer pelo menos nos que ocorrem de dia, afinal para eu chegar a casa do Bernardo tive que acordar 6:20, começava as 9:00, e pegar 3 ônibus, mais valeu a pena.

Então se você chegou até aqui, acredito que lhe convenci a ir ao evento. Para estes peço que depois do evento escreva em um blog, site, gist como foi sua experiência.

Grande abraço e nos vemos lá

RSpec: Crie especificações executáveis em Ruby
Aprimore as suas habilidades enquanto escreve testes com o meu livro RSpec: Crie especificações executáveis em Ruby

Comentários

Comentários powered by Disqus