PHP HackDay

Criado em: 06/03/2012

Dia 03/03/2012 ocorreu na Íparos o PHP HackDay organizado pelo pessoal do php rio.

Pela manhã

Por volta das 9:30 da manhã já tínhamos um pessoal presente no evento. Ficou por conta do Raphael explicar pro pessoal a proposta do evento.

PHPT

Após a introdução do Raphael sobre o evento, ficou por conta do Raphael e do Alganet um mão na massa sobre como escrever testes para o PHP utilizando o PHPT. Vimos um pouco sobre como baixar o package do php, para depois rodarmos os testes, além disso vimos a sintaxe, e o processo de como rodar os testes com o PHPT. Pensamos em desenvolver alguns testes para a biblioteca DOM do PHP, no entanto acabamos ficando apenas com os exemplos, afinal tínhamos bastante coisas para o dia.

XPath

Como estávamos pensando em desenvolver testes para a biblioteca DOM precisava a galera toda ter uma noção sobre XPath. Alganet foi “intimado” a dar um mão na massa. Vimos alguns exemplos de seletores utilizando o XPath, recriamos alguns seletores de CSS em XPath e vimos alguns seletores XPath que só seriam possíveis com o XPath.

Git

Depois do Alganet, foi a vez deste que vos escreve. O Raphael me perguntou se eu queria apresentar a palestra, pensei que não seria tão interessante para o pessoal que estava presente, mais fui convencido, devido a galera já utilizar o git no dia a dia. Apresentei a palestra passando por alguns pontos bem rapidamente e fiquei o restante do tempo tirando dúvidas do pessoal. Se assistiu a palestra comenta ae se gostou.

O almoço

No almoço estamos em dúvida entre pedir pizza para continuarmos na sala ou irmos a algum lugar, depois de todos votarem e escolhermos o sabor das pizzas para entrega, resolvemos ir comer no Vulcão das massas, onde fomos em um rodízio de massas. Onde possuía a melhor pizza de banana do Rio de Janeiro de acordo com o garçom, lembrando que eles só tinham 2 sabores de pizza, mussarela e banana, mais eles tinham mais massas também, graças a Vivi e seus poderes de persuasão eles fizeram mais um sabor de pizza o de calabresa.

A tarde

Voltando do almoço, chegamos um pouco mais cedo que o André, assim não podiamos entrar na íparos. Mais o pessoal não desanimou e continuamos as conversas do almoço na frente da íparos até o retorno do André.

Xdebug

Para continuar o evento depois do almoço foi a vez do Vitor iniciar com uma palestra/mão na massa sobre Xdebug. Onde ele mostrou como instalar e configurar, em diversas IDEs inclusive, e como utilizar o Xdebug para o debug em si e para fazer o profiling de aplicações.

Arquitetura de Aplicações Web Modernas

Logo em seguida foi a vez do Alganet, em que em sua palestra falou sobre arquitetura de aplicações web e como podemos manter um equilíbrio em nossa arquitetura para conseguirmos manutenção, performance, escalabilidade etc. Falou também sobre aranhas e carrapatos =)

Técnicas para ser escalável com PHP

Finalizando as palestras, foi a vez do Filipe em que apresentou algumas técnicas para escalar um site com PHP, falando bastante sobre cache, filas e arquitetura.

Papo de corredor

Finalizada as palestras fizemos uma pausa. Foi o momento em que diversos núcleos foram se montando organicamente e em que cada um falava sobre o que quisesse, tudo acontecendo naturalmente. No que eu estava, estávamos conversando sobre REST e Hypermedia, discutindo sobre o que era o que não era Rest as vantagens de Hypermidia etc.

Boleto PHP

Agora era a vez do Israel nos apresentar o Boleto PHP, no qual é mantenedor, conhecer o projeto todos devem conhecer mais ele nos mostrou mais os internals e a história do projeto até o momento. Decidimos também em dar um gás no projeto, que seria desde refatorar o código, arrumar o site entre outras coisas. O código do projeto pode ser encontrado no github. O André também sugeriu de ser uma coisa constante a contribuição de um projeto open source acontecer lá na íparos, iniciando este mês, por isso aconpanhe a lista de discussões do PHP Rio e o twitter do André para saber mais sobre isto.

Sorteio e finalização do evento

Para finalizar o evento foram sorteados 2 livros, um para os presentes e um para os palestrantes, cedidos pela novatec. Uns mousepads cedidos pelo Alganet em nome do Yahoo! e uma garrafa térmica da microsoft que não sei quem cedeu.

O Filipe ganhou o livro Scrum em Ação e eu ganhei o livro Expressões Regulares - Uma abordagem divertida 3ª edição. Como o Filipe queria mais o livro que ganhei e eu queria mais o que ele ganhou trocamos, pois eu já possuía o de expressões regulares. Ganhei um mousepad de “caridade” também =)

O Raphael também distribuiu camisas do PHP n’rio 11, eu ganhei uma, ele falou que foi distribuído no evento ano passado, eu devo ter saído um pouco antes do fim pois não tinha a camisa.

E assim acabou o PHP HackDay que ocorreu em 03/03/2012 na íparos.

PHPinga

Finalizado o evento, uns foram embora, eu fui um desses, e o pessoal partiu para o PHPinga. Infelizmente não tenho muito o que dizer pois não fui =)

Palestras

Abaixo as palestras que encontrei que aconteceu no evento, se tiver mais pode mandar que eu incluo.

Git para iniciantes

Arquitetura de Aplicações Web Modernas

Técnicas para ser escalável com PHP

Vídeo

O André tentou fazer o streaming mais não ficou legal o som, ta ae o link do vídeo, acho que ele deletou os demais vídeos só achei este.

Agradecimentos

Acho legal agradecer aqui a Íparos e ao André pelo espaço e novatec pelos livros cedidos, ao Alganet por ter vindo de São Paulo, sem patrócinio do evento para palestrar e a todos os que estavam presentes no evento.

Para refletir um pouco

Não entendo o pessoal que trabalha com tecnologia e não aparece nos eventos por algum motivo bobo ou desculpa ou apenas aparece apenas nos eventos “grandes”. Acredito que se você trabalha com tecnologia ou qualquer outra coisa, mais não curte, deveria rever sua vida em relação a isto. Deixo um trecho de um comentário meu no blog do dojo rio em que fui icentivado pelo Henrique Bastos no primeiro evento de tecnologia que eu fui:

Resumindo depois de ter me alongado muito, valeu mais a pena ver uma palestra “humana” para 30 pessoas do que uma para mais de 200 em que provavelmente o conteúdo se perderia e seria muito superficial. Então é isso quem quiser se juntar ao grupo vale muito a pena devido a amizade e de aprender todos juntos, e se morar longe tenta aparecer pelo menos nos que ocorrem de dia, afinal para eu chegar a casa do Bernardo tive que acordar 6:20, começava as 9:00, e pegar 3 ônibus, mais valeu a pena.

Para ler o comentário completo pode acessar o link http://dojorio.org/2010/04/10/forkinrio2/#comment-148.

Deixo aqui a proposta de que se foi o primeiro evento que foi ou se de algum modo foi importante para você, escreva um post num blog, pode colar o link aqui nos comentário, ou simplesmente comente aqui.

Grande abraço pessoal!

RSpec: Crie especificações executáveis em Ruby
Aprimore as suas habilidades enquanto escreve testes com o meu livro RSpec: Crie especificações executáveis em Ruby

Comentários

Comentários powered by Disqus